quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Teia de Redes: Céu ou Inferno? ( TEXTO GRUPO 2 )

Hoje em dia é muito comum ouvirmos de todas as formas sobre a tecnologia e seus benefícios, e um âmbito desse vasto tema são as redes sociais. Pois é, é humanamente impossível nos imaginarmos sem um perfil no facebook ou um post no twitter em pleno século XXI, mas será que realmente criamos o mundo perfeito? Ora, levando-se em conta todos os benefícios é impossível dizer que há o outro lado da moeda, quando pensamos em como essas redes nos aproximam de pessoas distantes, nos possibilita vive e expor coisas que provavelmente na vida real não conseguiríamos, é ai que chegamos ao ponto: até que ponto vale a pena viver uma vida "virtual"?
As redes ao mesmo tempo que aproximam pessoas distantes, separam pessoas do nosso convívio, gastamos mais tempo on-line do que vivendo a nossa vida "real", pessoas se escondem atrás de perfis falsos, e criam uma vida "artificial", não querendo generalizar, mas geralmente pessoas possuem esses tipos de contato com as redes, como uma vávula de escape, para esquecerem dos problemas da vida real.
É nesse ponto de vista podemos considerar uma droga? mas é claro! É praticamente igual ao uso da televisão, ligamos sem ter ao menos o interesse por nada do que está lá, é simplesmente o hábito de cometermos aquela ação.
É irônico o rumo que coisas banais estão seguindo, hoje em dia colocar o status de namorando é uma prova de amor maior do que ganhar rosas, comprar algo se tornou muito mais cômodo, fazer transações financeiras e se comunicar com qualquer canto do mundo que sofra a influência desse mundo capitalista chega a ser tão rápido e fácil que é difícil lembrarmos onde estamos, é bem por ai mesmo, estamos em todos os lugares!
Então se pararmos para pensar, tudo que anda acontecendo e sendo inventado tem grande parte culpa desse imenso monstro de sete cabeças sem começo e fim: um bom exemplo foi as revoltas nos países arábes: Usando-se da ferramenta das redes sociais para não sofrerem censura e para que a proporção fosse muito maior e rápida, toda uma população insatisfeita se movimentou pela internet com o objetivo de derrubar ditaduras instaladas há mais de décadas nesses locais, e não é que deu certo? Deu tão certo que se espalhou por todos os países, marcando a história mundial, o que fez com que essas redes ficassem em lugar de destaque.
Possuir um perfil é como caminhar em um corredor de supermercado e escolher tudo o que você quer levar, você pode ter e ser quem você quiser em poucos cliques, como um amigo meu sempre fala, "esse troço vicia tanto que daqui a pouco vamos fumar o cabo da internet", espero que daqui a algum tempo ainda possamos tocar uns nos outros e sentir a pele quente, as têmporas enrubrecidas, espero realmente que não nos tornemos escravos da nossa própria criação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário